Mostrando postagens com marcador Mostra Interdisciplinar Bitarniana - MIB. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mostra Interdisciplinar Bitarniana - MIB. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

X Mostra Interdisciplinar Bitarniana - MIB

(Clique no título para comentar)


Nos dias 10 e 11 de novembro, a escola Miguel Bitar apresentou a X Mostra Interdisciplinar Bitarniana - MIB, com o tema: "O Alimento nosso de cada dia". Foram desenvolvidos vários trabalhos e projetos que abordaram de forma interdisciplinar o tema da alimentação visando sensibilizar a comunidade escolar e brevense acerca da importância do tema referido.


Os projetos desenvolvidos foram:

  • As frutas regionais e seus valores nutricionais
  • Combinando alimentos, prevenindo doenças
  • Reinventando alimentos com sobras
  • Desperdício de merenda escolar
  • A importância dos alimentos
  • Doenças causadas por falta ou excesso de alimentos
  • O alimento e suas vitaminas
  • História da alimentação
  • Culinária paraense e hábitos alimentares do nosso povo
  • Boa alimentação: qualidade de vida
  • A falta de alimento no mundo
  • Conservação dos alimentos
  • Frutas regionais: suas contribuições para as indústrias farmacêuticas, alimentícias e de cosméticos.


Agradecemos a comunidade brevense , especialmente a comunidade estudantil que participou em peso desta mostra.


Confira alguns cliques dos trabalhos da MIB:


Crédito: Rafael 701

Crédito: Rafael 701

Crédito: Rafael 701

Crédito: Rafael 701

Crédito: Rafael 701

Crédito: Rafael 701

Crédito: Rafael 701

Crédito: Carol 604

Crédito: Carol 604

Crédito: Carol 604

Crédito: Carol 604

Crédito: Carol 604

Crédito: Carol 604

Crédito: Carol 604

Crédito: Carol 604

Crédito: Clívia 604

Crédito: Clívia 604

Crédito: Clívia 604

Crédito: Clívia 604

Crédito: Clívia 604

Crédito: Clívia 604

Crédito: Clívia 604

Crédito: Clívia 604

Crédito: Clívia 604

Crédito: Clívia 604

Crédito: Clívia 604

Crédito: Clívia 604

Crédito: Clívia 604

Crédito: Clívia 604
Crédito: Laboratório de Informática

Crédito: Laboratório de Informática

Crédito: Laboratório de Informática

Crédito: Laboratório de Informática

Crédito: Laboratório de Informática

Crédito: Laboratório de Informática

(A equipe do laboratório de Informática agradece aos estudantes: Vitor 701, Heverton 604, Clívia 604, Anderson 701, Vinícius 701, Carolaine 604 e Rafael 701 pela cobertura do evento. )

Mosaico da MIB


(Clique para ampliar)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

MIB 2011 - Dicas de pesquisa

(clique no título para comentar)




Nos dias 10 e 11 de novembro estará acontecendo a Mostra Interdisciplinar Bitarniana - 2011. Esta edição traz o tema "O alimento nosso de cada dia" para aprofundar a discussão e diversificar olhares acerca da nossa alimentação. A Equipe do Laboratório de Informática da Escola Miguel Bitar selecionou alguns links para pesquisa dos temas da MIB 2011.

Vamos dar uma olhada?!

Veja só: 

As frutas regionais e seus valores nutricionais



Combinando alimentos, prevendo doenças.



As frutas e seus valores nutricionais



Reinventando alimentos com sobras



Desperdício de merenda escolar



A importância dos alimentos



Doenças causadas por falta ou excesso de alimentos



O alimento e suas vitaminas



Origem dos alimentos



Culinária paraense e hábitos alimentares de nosso povo.




Boa alimentação: qualidade de vida



A falta de alimento no mundo



Conservação dos alimentos



Frutas regionais: sua contribuição para as industrias farmacêuticas, alimentícias e de cosméticos

http://www.paraturismo.pa.gov.br/para/gastronomia.asp

terça-feira, 16 de novembro de 2010

      MIB 2010
     A escola Miguel Bitar apresentará nos próximos dias 25 e26 de Novembro de 2010 a IX MOSTRA INTERDISCIPLINAR BITARNIANA - MIB, com o tema TRÂNSITO E EDUCAÇÃO: Uma parceria para a vida, buscando desenvover atividades objetivando conhecer melhor o trânsito, utilizando metodologias que possibilitem uma melhor compreensão e sensibilização da comunidade em geral a cerca do tema, para com isso estarmos de fato contribuindo na formação de nossos alunos.
CONFIRA ALGUMAS ATIVIDADES QUE SERÃO APRESENTADAS NA MIB.
  • INFRAÇÕES NO TRÂNSITO
  • TRANSITANDO E APRENDENDO
  • ORIENTAÇÃO E CIRCULAÇÃO NO TRÂNSITO
  • NA FAIXA DE PEDESTRE, A VIDA PEDE PASSAGEM
  • O DIREITO DE IR E VIR COM CONSCIÊNCIA
  • DIREITOS E DEVERES DO CICLISTA
  • O PEDESTRE E O TRÂNSITO
  • PRIMEIROS SOCORROS
  • SINALIZAÇÃO
  • POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E SONORA NO TRÂNSITO
  • TECNOLOGIA À SERVIÇO DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, artigo 74, a educação para o trânsito é direito de todos. Assim sendo, torna-se indispensável orientar a população quanto à forma correta de utilizar os veículos e as vias públicas, como pedestre, passageiro ou condutor. Diante disso, foram executados diversos projetos, por professores e alunos da Escola Miguel Bitar.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Confira algumas fotos da VIII MOSTRA INTERDISCIPLINAR BITARNIANA - MIB
Um dos principiais objetivos dessa amostra é a valorização e o incentivo na realização das atividades escolares, professores e alunos estão de parabéns.

domingo, 29 de novembro de 2009

VIII MIB- Mostra interdisciplinar bitarniana.

. E.M.E.F Miguel Bitar, reformado e de pintura nova.


MIB
VIII Mostra interdisciplinar Bitarniana
Tema: Breves, um rio de conhecimento e cultura
Projeto Didático


Aconteceu nos ultimos dias 26 e 27 de novembro a VIII mostra interdisciplinar 2009 da Escola Miguel Bitar, com o tema Cidade de Breves. Foi um encontro muito rico em informações e beleza, com a participação de todas as turmas, professores, diretores e funcionários em geral, tivemos também a visita das escolas do nosso município, e de toda comunidade.
Agradecemos por terem vindo conhecer um pouco mais sobre a história e a evolução da cidade "Breves".

10 projetos foram apresentados por professores e alunos.


1º- Prof. Amédio e Tanha, turmas: 165 e 183 tema: (Breves no túneo do tempo)
Com objetivos de:
- Proporcionar a partir da percepção visual das imagens fotográficas a renomeação do passado histórico, geográfico e religioso do nosso povo brevense;
- Mostrar a comunidade escolar as mudanças paisagistas do nosso centro histórico ao longo do tempo;
- Identificar as crenças, comportamentos, valores, instuições, regras morais através das imagens fotográficas que permeiam e identificam a identidade de nossa sociedade brevense.

Foi uma mostra através de:
- Fotos históricas e textos.


2º- Prof. Zoéte, turma 181 tema: (Escritores poetas e artistas de Breves e suas obras)
Com objetivos de:
- Descobrir talentos para a escrita, fotografar, desenhar, pintar e artes em geral;

- Mostrar ao público brevense as produções desses artistas como: Contos, poemas, músicas, cordel, etc;

- Incentivar e Propor aos alunos e visitantes a se aventurarem no mundo das palavras e das artes;
- Mostrar aos alunos a "pesquisa de campo" como recurso prático de ensino-aprendizagem
através de redação, entrevistas, fotografias, filmagens e outros tipos de expressão popular.

Foi uma mostra através de:
- Mural e textos



3º- Prof. Lidiane e Gleicy, turmas 151 e 156 tema: (Desemprego na cidade de Breves e os reflexos na sala de aula)
Seus objetivos foram:
- Evidenciar as conseqüências causadas pela decadência das indústrias madeireiras na região de Breves;


- Discutir a crise econômica que atingi pais e responsáveis de alunos da escola Miguel Bitar, devido ao fechamento das serrarias.
Sua mostra foi através de:
- De exposição de texto, fotos e caricaturas.


4º- Prof. Luciane e Odaleia, turmas 171 e 173 tema: (Açaí)
Com o objetivo de:
- Indentificar os nutrientes contidos no fruto da açaí;
- Valorizar o alimento (açaí) existente em nossa região;
- Conhecer o processo de extração do açaí desde a colheita até o consumo em nossas mesas;
- Reconhecer o açaí como parte da economia do município de Breves.
A mostra foi através de:
- Teatro e danças e alimentos feitos com o açaí.


5º- Prof. Nívea, 152 tema (História da sucessão dos prefeitos)
Seus objetivos foram:
- Conhecer a história da adminastrção do município de Breves desde a sua fundação até os dias atuais;


- Identificar quais pessoas que foram prefeitos do município de Breves.
Sua mostra foi através de:
- painel, jogo da memória e charges.


6º- Prof. Ildileno e Sônia, turmas 155, 172 e 182 tema: (O crescimento populacional no município de breves)
Com objetivo de:
- Levar ao conhecimento da comunidade, o crescimento populacional
do município de breves;

- Demonstrar as consequências desse crescimento na cidade de breves.
Foi uma mostra através de:
- Fotos, documentos e dados composto em gráficos com relações desse crescimento da cidade.


7º- Prof. Odair e Jeová, turma 154 tema: (Unidades de ensino de Breves)
Com objetivo de:
- Indentificar as unidades de ensino de Breves e classificando-a em: escolas de Ed. Infantil, Fundamental e Médio;

- Mostrar as unidades de ensino através de áudio visuais.

Foi uma mostra através de:
- Imagens, mapas e vídeos.

8º- Prof. Santana e Mâncio: Turma 158 e 163 tema: (Histótia e biografia de Breves)
Com objetivo de:
- Reconhecer e valorizar a historia do município de Breves;


- Organizar repertórios historicos-culturais que permitam localizar os acontecimentos numa perspectiva de valores culturais, político e sociais;

- Conhecer a biografia histórica, respeitando a diversidade, reconhe-
cendo-a como diferentes registros escritos de pessoas na sua cole-
tiva e vivencia.
Foi uma mostra através de:
-Album seriado e mural, com a biografia histórica das pessoas influentes que contribuíram com a política social, cultural e histórica do município de Breves.


9º- Prof. Valdene, Turma 161 tema: (As formas da cidade de Breves)
Com objetivo de:
-Introduzir os conceitos de direção e sentidos por meio de situações
problemas relacionados a trajetos na cidade;

- Explorar as posições das ruas trabalhando o conceito de paralelismo
perpendicularismo e retas oblíquas;

- perceber o que são as formas geométricas espaciais e planas.
Foi uma mostra através de:
- Jogos, maquetes, quebra-cabeça e palavras cruzadas.

10º Prof. Eliziel e Dinny, turma 153 e 162 tema: (Breves e a crise da indústria madeira)
Seus objetivos:
- Colaborar com a discussão a respeito da dinamização da economia do municípios;

- Buscar novas alternativas para a geração de emprego e renda no município apresentado as propostas dos orgãos públicos no sentido de amenizar esta situação.
Foi uma mostra através de:
- Mural com relatórios fornecidos pelos órgãos públicos.