Mostrando postagens com marcador FORROZINHO BITARNIANO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador FORROZINHO BITARNIANO. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 21 de junho de 2011

FORROZINHO BITARNIANO 2011


                                     O São João
A Origem                 
O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem às quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.
A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.


O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

Sabemos que esses conhecimentos são de grande importância para nossos alunos, e nada melhor para sensibilizá-los como promover um evento relacionado ao tema. A Escola Miguel Bitar visando integrar a comemoração da festa junina desenvolveu o forrozinho bitarniano, onde tivemos venda de várias comidas típicas da época, brincadeiras de pescaria e outras ações concretas e participativas, favorecendo ao aluno a ampliação de seus conhecimentos, valorizando seus costumes e tradições.

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO
Clique na foto para ampliá-la

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

FORROZINHO BITARNIANO 2010

  Neste sábado, dia 12 de Junho, aconteceu o forrozinho bitarniano organizado pelos professores da Escola Municipal Miguel Bitar, na Cidade de Breves, onde tivemos escollha de miss caipira, melhor quadrilha e venda de comidas típicas. Os participantes desse evento foram os alunos do colégio e a comunidade.                                     AQUI ESTÃO AS IMAGENS: