terça-feira, 21 de junho de 2011

FORROZINHO BITARNIANO 2011


                                     O São João
A Origem                 
O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem às quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.
A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.


O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

Sabemos que esses conhecimentos são de grande importância para nossos alunos, e nada melhor para sensibilizá-los como promover um evento relacionado ao tema. A Escola Miguel Bitar visando integrar a comemoração da festa junina desenvolveu o forrozinho bitarniano, onde tivemos venda de várias comidas típicas da época, brincadeiras de pescaria e outras ações concretas e participativas, favorecendo ao aluno a ampliação de seus conhecimentos, valorizando seus costumes e tradições.

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO
Clique na foto para ampliá-la

segunda-feira, 20 de junho de 2011

COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES 2011


No segundo domingo de maio comemora-se o dia das mães.

A data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.

As mães são homenageadas desde os tempos mais antigos. Os povos gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, Reia. Na Idade Média os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de “mothering day”.

Mãe é a mulher que gera e dá à luz um filho, mas também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção.
As mães merecem respeito e muito amor de seus filhos, pois fazem tudo para agradá-los, sofrem com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem.

Neste mês de Maio de 2011, a Escola Miguel Bitar comemorou mais um dia das mães, homenageando todas as mães que fazem parte do quadro de funcionários da referida escola e também as mães de alunos, onde tivemos sorteio de brindes, cestas básicas, bingo, desfile da mãe miss bitarniana e apresentação cultural.

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO


Clique na foto para ampliá-la




quinta-feira, 9 de junho de 2011

 I MOSTRA DE GEOGRAFIA E ESTUDOS AMAZÔNICOS 2011

 Meso Região do Marajó: Aspectos históricos, culturais e geográficos.

No dia 27 de Maio de 2011, aconteceu nas dependências da Escola Miguel Bitar, a I Mostra de Geografia e Estudos Amazônicos, com o objetivo de analizar os aspectos históricos e geográficos da meso região do Marajó. Poucas são as regiões do Pará, e até do Brasil, que concentram tanta beleza natural e diversidade em sua fauna e flora. Principalmente nos seus atrativos, como folclore, gastronomia, artesanato, música e os costumes. E por essa razão os professores de Estudos Amazônicos e Geografia juntamente com os alunos buscaram esses saberes acumulados durante milênios, fortalecendo expressões culturais e geográficas, assim como a herança de povos que resistiram à imposição colonizadora, mas souberam dialogar com outras cultauras.
Confira imagens da exposição